sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

VOCÊ SABE QUAL O SEU TIPO FÍSICO??


COMO IDENTIFICAR O TIPO FÍSICO DE CADA UM??






Cada pessoa tem uma aparência física diferente uma da outra, algumas pessoas são muito magras, outras com acúmulo de gordura em determinada região do corpo, outras não praticam nenhuma atividade física e sem mantém de forma digamos que "normal", onde apresentam corpos atléticos de forma natural como mais massa muscular.

Essas diferenças distintas são chamadas SOMATOTIPOS - e foram pesquisadas e criadas pelo fisiologista  americano William Herbert Sheldon - que dividiu os grupos em 3 tipos sendo eles:


* ECTOMORFOS - MAGREZA;
* ENDOMORFOS - ADIPOSIDADE; 
* MESOMORFOS - MUSCULARIDADE;

O corpo é formado pelos 3 grupos, porém existe uma predominância de um deles, isto está agregado ao biotipo genético, metabolismo, entre outros fatores.







ECTOMORFOS

O indivíduo que tem pernas e braços compridos, pequena porcentagem de gordura corporal e poucos músculos. 

É o tipo de corpo onde predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. As pessoas com este tipo de corpo são magras por genética e não perdem a definição muscular. Deve-se aproveitar o treinamento com pesos para manter o tamanho e a definição dos músculos.




ENDOMORFOS

O indivíduo com estas características em relação ao ganho de peso, é o oposto do ectomorfo; costumam acumular gordura com facilidade em qualquer deslize na dieta.

Características do endomorfo

  • Dificuldade para conseguir definição
  • Maior acúmulo de gordura
  • Metabolismo lento
  • Dificuldade para controlar a ingestão de calorias

Um endomorfo, mesmo acumulando mais gordura, pode ter facilidade ou dificuldade para ganhar massa muscular. O ideal é começar com treinos de baixa frequência e volume, assim como ectomorfos, aumentando gradualmente ambos conforme progresso seja feito.

Exercícios aeróbicos também serão seus melhores amigos que já que podem acelerar o metabolismo ainda mais.


MESOMORFOS

Indivíduos com estas características possuem estrutura óssea grande, mais massa muscular, aparência naturalmente atlética.

Características do mesomorfo

  • Atlético
  • Mais massa muscular
  • Pouca gordura
  • Ombros largos
  • Peitoral largo

** Para elaboração de treinos conforme o seu biotipo físico, consulte um profissional de Educação Física juntamente com um Nutricionista para que juntos possam planejar o treinamento, orientações de alimentação, objetivos e monitoramento do trabalho a ser proposto.

** Lembrando que para se atingir objetivos alguns fatores são importantes sendo eles:

* COMPROMETIMENTO;
* DISCIPLINA;
* ORIENTAÇÃO ADEQUADA;
* VONTADE;
*  PERSISTÊNCIA;
* MOTIVAÇÃO;
* INTERESSE EM PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA.


Para mais informações entre em contato: lbyda@hotmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário