segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

OS CUIDADOS QUE DEVE-SE TER AO RETORNAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA



QUAIS OS CUIDADOS DEVE-SE TER AO RETORNAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA??





Mesmo para aqueles que tem hábito de fazer atividade física com frequencia, deve-se ter alguns cuidados. Deve-se avaliar as condições as quais levaram o interrompimento/afastamento. Existem diversos fatores: Lesões, Férias, Trabalho, Doenças, Cirurgias, entre outros.



Necessário fazer alguns exames e reavaliação para que se certifique que esteja liberado para o retorno, uma carta do médico informando as condições de liberação para as atividades, e informando o motivo do afastamento e as devidas precauções que devem ser tomadas para o retorno das atividades. Quando não houver situações relacionadas a saúde, que estejam agregadas lesões, doenças, cirurgias, patologias motivos que tenham intervenções médicas, o profissional de Educação Física, deve solicitar um Atestado a qual tem a liberação médica para a prática de exercícios.




Retornar as atividades físicas é sempre prazeroso, porém deve-se ter cautela no volume de treino, e intensidade, não sobrecarregar o corpo quando o mesmo não esteja preparado. O retorno deve ser de forma gradual e com características de readaptação, com isso proporcionando estímulos diversos, e adequações aos objetivos propostos. Importante a orientação de profissionais qualificados para que seja elaborado um plano de treinamento conforme o retorno, disponibilidade do aluno, e objetivos firmados.


No retorno das atividades, procure se exercitar de forma leve, tranquila, alimente-se bem, beber água antes e durante os exercícios porém de forma moderada, desenvolva um compromisso e disciplina  com o seu corpo para que juntos sintam os benefícios dos exercícios.

É normal que no retorno das atividades física, sinta algum desconforto no dia seguinte, mas desde que este desconforto não interfira nas atividades diárias, pois o corpo esta se readaptando e é natural que ocorram "respostas" ao estímulo que está sendo feito, seja ele qual for: Musculação, Corrida, Alongamento, Esportes em geral.

Para uma atividade segura e orientação adequada, procure um profissional com experiência, conhecimento, para orientá-lo de forma adequada e objetiva.

Se você tem interesse em atividade física personalizada entre em contato -
Atendimento nos bairros:

* Tatuapé
* Anália Franco
* Academias

Texto de autoria da proprietária do blog:













Um comentário: