Todos nós sabemos que atividade física contribui para diversos fatores, sendo um deles para emagrecer, mas como conquistar este benefícios, será possível só com exercícios?? Também sabemos que a alimentação saudável também contribui para emagrecer, será que é possível somente modificando a alimentação atingimos o peso ideal???
Diversos estudos comprovam que, para se atingir o peso ideal é necessário um equilíbrio na alimentação e hábitos de praticar atividade física com regularidade.
Pois praticar atividade física, aumenta o gasto calórico, sendo assim diminui as possibilidades de aumento de peso de forma indesejada, onde permite que você possa se alimentar saudavelmente, sem fazer dietas milagrosas, ou perigosas para emagrecer, o exercício contribui de forma geral para o corpo e mente, proporcionando sensação de bem estar, tonificação dos músculos, melhora da auto estima, o raciocínio, capacidades motoras, força, resistência, controla os níveis de colesterol, entre outros já comprovados cientificamente.
Alimentação inadequada tem papel principal para esta contribuição do aumento de peso, a ingestão exagerada de gorduras, frituras, doces, associado ao sedentarismo, tabagismo, entre outros com certeza não será benéfico.
Vários motivos um deles é na balança o outros alterações metabólicas como: diabetes, colesterol alto, triglicérides alterado, doenças cardíacas, problemas gastrointestinais, etc.
Por tanto sabemos que deve-se haver um equilíbrio entre alimentação e atividade física para isso é importante a orientação de um profissional de Educação Física e Nutricionista , pois somente com atividade física não consegue-se atingir o objetivo de emagrecer, e somente com dietas, hábitos de alimentação regular também não atinge o objetivo desejado.
É necessário um trabalho interdisciplinar para desenvolver maneiras de reduzir o peso corporal, sem comprometer a saúde de quem deseja emagrecer, para isso vale lembrar que dietas, suplementações, uso de medicamentos, exercícios feitos sem orientação ou supervisão também podem levar a lesões, alterações articulares, dores, incomodos, gerando assim um abandono pelo objetivo traçado em relação a redução de peso. Em alguns casos também a orientação e supervisão de médicos, psicológicos, terapeutas, quando o caso de obesidade for severa.
No início é difícil a adaptação para as mudanças necessárias mas a longo prazo os benefícios adquiridos são de extrema importância para a qualidade de vida e saúde.
** TEXTO E CRIAÇÃO: Laryssa Thabyda