Estudos mostram que adultos que bebem suco de fruta têm dieta mais adequada
Faz parte do hábito de uma alimentação saudável achar maneiras práticas de adicionar porções de frutas à dieta - e os importantes nutrientes que elas fornecem. Uma alternativa bastante usada é beber o suco da fruta em vez de comê-la. Embora os especialistas reconheçam que 120 ml de suco 100% natural equivale a uma porção de meio copo da fruta in natura, ainda há divergências sobre a qualidade dos nutrientes obtidos nessas duas formas de consumo.
Mas, de acordo com um estudo da Louisiana State University Agricultural Center, nos Estados Unidos, beber suco de fruta 100% natural está associado a uma dieta mais adequada, e está diretamente ligado a uma maior ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais.
Os pesquisadores usaram dados do National Health and Nutrition Examination Survey, de 2003 a 2006, para comparar a ingestão de nutrientes mais consumidos pelos americanos entre aqueles que bebem suco e os que não consomem. A pesquisa avaliou 4 mil jovens na faixa dos 19 anos de idade.
De acordo com a equipe de pesquisadores, adultos que bebem suco de fruta são mais propensos a preencher os níveis recomendados de nutrientes essenciais de um dieta saudável, incluindo vitaminas A e C e magnésio. Adicionalmente, uma boa porcentagem desses consumidores de suco de fruta excede os níveis recomendados de cálcio e potássio - dois minerais importantes para promover a saúde do ossos e regular a pressão do sangue.