segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É SÍNDROME DE CUSHING

Decorre de quantidade excessiva de cortisol no sangue. Em níveis normais, a substância ajuda a converter gordura, carboidratos e proteínas em energia e colabora para manter a pressão arterial e o sistema imunológico de prontidão. Mas em excesso produz estragos, entre eles ativar a enzima lipase-lipoproteica, que aumenta o reservatório de gordura, e justamente do tipo mais perigoso, a que se concentra entre as vísceras e eleva o risco de infartos e derrames.

CAUSAS: Produção exagerada de cortisol pela glândula  suprarenal por estímulo da hipófise ou devido a algum problema local. Por trás das duas situações talvez esteja  um tumor. O mais comum, no entanto, é que a condição seja provocada pelo uso prolongado de remédio à base de cortisona em altas doses.
A síndrome surge em metade dos usuários crônicos desses fármacos. Às vezes até um spray para desobstruir o nariz reduz induz o quadro


SINTOMAS: A gordura se concentra no tronco e no pescoço, o rosto arredonda e a pele afina, aparecem estrias na barriga e nos braços, há perda de músculos e fragilidade óssea, além de cansaço, irritação, queda de cabelo, alterações menstruais, espinhas e aumento dos pelos.

TRATAMENTO: Depende da causa. Se o médico suspeitar de remédio, orienta a redução da dose ou a retirada do produto. Em caso de tumor, ele deve ser removido por cirurgia. Já o diagnóstico é simples, basta uma dosagem de cortisol na saliva, no sangue ou na urina.